Como encontrar bons profissionais. A teoria do 'expert generalista'

Daniel Fernandes

08 de janeiro de 2013 | 08h03

Contratar bem é fundamental para a empresa

Uma empresa é tão boa quanto as pessoas que trabalham nela. E montar uma equipe excelente é um dos maiores desafios de qualquer empreendor.
Geralmente, uma startup não tem dinheiro para preencher todas as vagas necessárias para o negócio, por isso, tentamos buscar o que chamo de ‘experts generalistas’: o cara fera de design, mas que também manja muito de programação – se souber lidar com o photoshop melhor ainda.
Óbvio que este cara não existe. E se existir, o salário dele é tão alto que o torna um profissional inviável para uma startup, que sempre está com a corda no pescoço.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::

Uma startup geralmente é uma empresa inovadora, mexe com tecnologia de ponta e muitas vezes de uma maneira meio inusitada, afinal de contas, a inovação é fazer o que ninguém nunca fez antes. E para tornar isso viável, é importantíssimo contar com as melhores pessoas. Mas o problema é que você não pode pagar tanto quanto as grandes corporações.
Fato: as startups com certeza não pagam os melhores salários do mercado, mas elas têm um monte de vantagens:
Em uma empresa pequena, a contribuição individual de cada pessoa é muito maior no projeto todo. Por isso, você realmente vê o resultado do seu trabalho de maneira muito mais clara.
As decisões tendem a ser muito menos burocráticas lentas e muito mais transparentes – o profissional participa diretamente nas decisões importantes do empreendimento.
Dessa forma, o clima acaba sendo muito mais descontraído e geralmente há muito mais flexibilidade de horários, possibilidade de trabalhar em casa de vez em quando e menos formalismos com roupas que devem ser usadas no ambiente de trabalho.
Muitas startups ainda oferecem participação societária na empresa, então, se você acreditar no sonho, pode colher os benefícios…se um dia eles virarem realidade.
Aqui no Fashion.me temos muita dificuldade em encontrar as pessoas certas para trabalhar conosco. Gostamos de buscar profissionais bem jovens com bastante brilho nos olhos. Eles precisam comprar nosso sonho. Precisam ser pessoas inteligentes, mesmo que ainda não tenham muita experiencia. É uma fórmula que funciona: geralmente você consegue pagar mais barato por um profissional que em pouco tempo pode se tornar muito bom.
Como vocês fazem para montar a equipe de vocês?
 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: