ESTADÃO PME » » notícias

Dicas| 30 de março de 2012 | 7h 10

Saiba como escolher a gravata certa para não fazer feio com os clientes

Dono da Alfaiataria Persona dá dicas para escolher o acessório de acordo com a ocasião

ESTADÃO PME

Felipe Rau/AE
Felipe Rau/AE

A combinação terno e gravata é um coringa nos guarda-roupas masculinos e dá o toque de sofisticação para momentos decisivos na carreira de muitos empreendedores. A escolha da gravata pode definir se o conjunto é um sucesso ou um desastre. Para evitar a insegurança, veja algumas dicas para acertar na hora de escolher o acessório.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google+ ::

Personalidade
A gravata é um acessório que conta um pouco da personalidade de quem usa. É o que acredita o consultor de estilo e proprietário da Alfaiataria Persona, Luiz Aziz Neto.

“Se você é despojado, use uma gravata com “bichinhos”, se é sério, use uma gravata lisa e escura.” As profissões também influenciam nas escolhas. A dica de Aziz é que advogados passem seriedade com cores escuras, médicos transmitam confiança com cores quentes e publicitários mostrem criatividade usando cores claras. A dica importante é não usar peças que tenham muito contraste entre si, como uma camisa preta com uma gravata branca.

Cor
Primeiro, a cor da gravata deve combinar com a pele e os olhos de quem vai usar. No verão, experimente tons mais vivos, como amarelo, rosa ou azul claro. No inverno, use com as cores quentes, como marrom, verde musgo ou bordô. Se quiser acertar sempre, use terno azul marinho ou cinza, camisa branca ou azul e gravata vermelha ou bordô. Quanto menos informação de texturas entre as peças melhor.

Combinação
Terno preto com camisa branca pede gravatas coloridas, com listras diagonais ou pequenas estampas. Se a camisa for bege, aposte em gravatas lisas ou estampadas em marrom, verde ou azul marinho. A gravata sempre deve ser mais escura que a camisa, e a dica vale também para as camisas escuras, portanto deve-se optar por gravatas mais escuras que a camisa. A gravata pode ser lisa, texturizada ou com micro estampas em fundo escuro.

Tamanho
A ponta da gravata deve chegar até a altura da fivela do cinto. Aziz Neto diz que o tamanho é essencial para que o conjunto fique proporcional. “Usando o acessório de forma correta, o homem fica mais elegante e não corre o risco de parecer mais baixo ou muito alto”, diz Aziz Neto.

Ocasião
O visual terno e gravata pode ser usado em momentos diversos. “Se for a um jantar de negócios, use algo sereno e conservador como marrom, grafite, musgo, bordô, marinho ou uva. Em festas, use gravatas com um certo brilho prateado. Ouse e utilize de cores mais claras, aproveitando que é dia de comemoração”, ensina Aziz.

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui