ESTADÃO PME » » notícias

Formalização| 07 de junho de 2012 | 15h 30

Conheça o índio que tornou-se o primeiro empreendedor individual do Amapá

Apalay era professor, ficou desempregado e decidiu abrir um negócio próprio

estadão pme

Agência Sebrae/Divulgação
Agência Sebrae/Divulgação
Apalay acredita que pode crescer como empresário

 O índio Xiuhka Apalay Waianã tornou-se o primeiro índio empreendedor individual do Amapá e espera, com a formalização, ampliar seu negócio, que consiste na venda de churrasquinhos. Apalay trocou recentemente sua aldeia, localizada nas montanhas do Tumucumaque pela capital do estado e trabalha por conta própria.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google+ ::

Antes de optar pelo empreendedorismo, Apalay foi professor da rede pública de ensino, mas ficou desempregado porque seu contrato com o órgão público foi suspenso. Apesar do revés, o índio acredita que a formalização poderá turbinar o seu empreendimento. "Com meu próprio negócio formalizado, posso continuar trabalhando, educando meus filhos que ainda estudam em Macapá e manter a renda da minha família", afirmou Apalay em entrevista à Agência Sebrae de Notícias.

De acordo com o índio, seu negócio tem tudo para prosperar. "Ofereço bons produtos e trabalho os alimentos de forma correta. Como em qualquer outro negócio, também dou bom atendimento aos meus clientes", afirma.

Formalizar
A figura do Empreendedor Individual possibilita a formalização de quem trabalha por conta própria desde que o interessado tenha renda bruta anual de até R$ 60 mil. O programa auxilia o trabalhador ao possibilitar acesso ao crédito e benefícios previdenciários, como auxílio doença, aposentadoria e licença maternidade.

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui