ESTADÃO PME » » notícias

Internet| 12 de setembro de 2012 | 11h 20

Conheça o aplicativo grátis para criação de jogos educativos

Proposta é que pais e filhos possam aumentar a interação por meio do app; confira cinco dicas para ganhar dinheiro com ideia como essa

Estadão PME

Reprodução
Reprodução
TinyTap surge em momento que o mercado é inundado por novidades no segmento de aplicativos

Criar seu próprio jogo educativo para tablet ou celular é o que propõe o TinyTap, um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::

A ideia, segundo os desenvolvedores, é fazer com que pais e filhos possam trocar experiências e ampliar a interação por meio dos jogos. A ferramenta possibilita a criação de games de memória, testes de conhecimento e perguntas e respostas.

Ganhar dinheiro. O TinyTap surge em um momento em que o mercado é inundado por novidades no segmento de aplicativos para dispositivos móveis. Um setor dominado por empresas jovens, chamadas de startups, e que movimentam bilhões de dólares ao redor do planeta.

O Brasil, a exemplo de outros países, também é terreno fértil para esse tipo de empreendimento. Mas em meio a esse proliferação de lançamentos, o que muita gente se pergunta é se vale ou não investir nesse setor. O Estadão PME procurou três especialistas sobre o assunto. Dessa conversa, confira cinco fatos que mostram porque abraçar o mercado de aplicativos pode ser uma boa ideia.

Aumento das vendas de smartphones
O brasileiro comprou aproximadamente 9 milhões de aparelhos no ano passado, um aumento de 84% em relação a 2010, quando foram vendidos 4,8 milhões de smartphones. Para 2012, a expectativa é vender 15,4 milhões. Os números são da consultoria IDC. Para se ter uma ideia das vendas, foram comercializados 17 aparelhos por minuto no ano passado. Esse número deve saltar para 29 smartphones por minuto em 2012.

Procura pelos tablets
É outro dispositivo em destaque no mercado. Estudo da consultoria IDC indica a comercialização de mais de 370 mil unidades só no primeiro trimestre. As vendas devem atingir 2,5 milhões de tablets até o final do ano, um crescimento de mais de 200% em comparação com o ano passado, quando 800 mil aparelhos foram vendidos.

Mudança de comportamento do consumidor
As pessoas buscam cada vez mais a mobilidade. Uma vida corrida e uma rotina de horas no trajeto da casa ao trabalho são as justificativas para a falta de tempo. "As pessoas usam o celular como a primeira ferramenta de busca. Tudo o que vem facilitar a vida dessas pessoas ganha destaque", opina Pedro Berti, organizador do The App Date São Paulo, um evento sobre aplicativos.

Espaço para crescer
De acordo com Pedro Berti, a maioria dos aplicativos disponíveis é voltada para jogos e entretenimento. Os empreendedores podem investir em ferramentas úteis para o dia a dia das pessoas. "Aplicativos de serviços têm grande potencial", recomenda.

Poucos desenvolvedores na área
O professor da Fiap Almir Meira Alves lembra que ainda há poucos desenvolvedores na área, um ponto positivo para quem se especializar. "Temos muitos curiosos que desenvolvem jogos e colocam na internet. Mas é preciso ter uma formação, conhecer as ferramentas e planejamento. Além do conhecimento técnico, ter a visão do empreendedorismo é fundamental", afirma Sergio Hitomi, coordenador do curso pós-técnico de aplicativos Android da Etec Parque Juventude, em parceria com o Instituto Nextel.

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo