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Economia| 17 de agosto de 2012 | 7h 06

Confeitaria de 150 anos faz sucesso com receita secreta de doce

Macaron vendido na unidade brasileira da Ladurée é fabricado na França e chega a custar R$ 9 a unidade

Roberto Dumke, Especial para O Estado de S. Paulo

Divulgação
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 A casa de chá parisiense Ladurée, uma das grandes responsáveis por popularizar o macaron (doce de farinha de amêndoas recheado com ganache), completa 150 anos. Até a última década, quem tivesse a intenção de saborear os coloridos docinhos produzidos pela empresa precisava ir até Paris. Porém, uma estratégia de negócios fez a patisserie francesa expandir não só a popularidade da guloseima - supostamente - preferida da rainha Maria Antonieta, mas também o número de lojas no mundo inteiro. Em sete anos, a Ladureé abriu 29 novas unidades em 16 países, incluindo o Brasil.

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Marina Torre, uma das sócias da grife no Brasil, endossa que a estratégia da marca foi certeira. A loja em São Paulo, inaugurada dentro de um shopping em junho deste ano, é a única da América Latina. A filial brasileira faz parte da rápida expansão da marca, que até 2005 não havia saído da França. De acordo com Marina, os paulistas ficam fascinados com a novidade. “Há clientes que já conhecem a marca e vão todos os dias na loja, o que não é comum no mercado de luxo", revela.
 
A ideia de trazer a grife para o país é antiga, conta Marina. Mas só decolou quando a empresária conheceu os sócios Samy Sass e Bruna Magagna durante uma viagem à Europa. “Eles já tinham a ideia e então fizemos a parceria", conta.

O mercado brasileiro mostra boa aceitação de artigos de luxos e dos produtos comercializados pela Ladurée. Boa parte dos clientes que frequentam o local são atraídos pelo ambiente, que lembra cenário parisiense; pelas caixas colecionáveis de doces; e pelos macarons de receita secreta, que chegam a custar R$ 9 uma única unidade.
 
O apelo à sofisticação também é grande. Para a ambientação da loja de São Paulo foram trazidas peças da França e de outras partes da Europa. Os três lustres que decoram a loja de São Paulo vieram da Boêmia. Já pequenos detalhes, como o balcão de mármare onde ficam os produtos, complementam a experiência de degustação dos chocolates, trufas e da principal atração, o macaron.
 
Qualidade
O sucesso dos doces da Ladurée é justificado pelo cuidado de David Holder, presidente da marca desde 1993, quando o grupo Holder comprou a confeitaria. O executivo participa de todo o processo de concepção das novas unidades pelo mundo e também mantém em segredo a receita do famoso macaron.
 
O bolinho francês é composto por duas pequenas cascas crocantes e recheado com ganache ou outro tipo de creme.  Não há precisão sobre quando sua receita original foi desenvolvida, nem onde – italianos e franceses disputam a paternidade do docinho. Os fabricados pela Ladurée não seguem a receita tradicional e a receita é guardada a sete chaves.
 
Atualmente a marca lança novos sabores e aumenta o mix de novidades a cada estação. No entanto, mesmo com a diversificação de produtos vendidos pela Ladurée, o macaron segue como estrela do cardápio. O fato de o doce ser fabricado na França, mesmo os vendidos no Brasil e em outros países, aumenta a curiosidade dos consumidores. “É por causa da receita, é super secreta”, explica Marina.




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