ESTADÃO PME » » notícias

Competição| 01 de julho de 2012 | 23h 20

Aplicativo sobre cores de esmaltes vence etapa brasileira da Copa do Mundo de apps

Vencedor brasileiro vai disputar competição internacional. Resultado sai na próxima terça-feira

anna carolina papp

Gustavo Magnusson/AE
Gustavo Magnusson/AE
Bárbara e a equipe que desenvolveu o aplicativo para mulheres

 “Qual é a cor do seu esmalte?” Foi essa pergunta, recorrente no universo feminino, que inspirou Bárbara Vieira a desenvolver a ideia do We Nail It, aplicativo vencedor da etapa brasileira do BeMyApp  - concurso de aplicativos que ocorreu de 29 de junho a 1º de julho, no Hub São Paulo.

::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::

O app permitirá identificar cores e marcas a partir de fotos que outros usuários postarem, formando um feed de imagens em que será possível clicar em like (gostar) e hate(odiar). Além disso, a função não é restrita apenas a fotos de unhas: a pessoa poderá tirar foto de um objeto qualquer, por exemplo; a partir daí, o sistema identificará a cor na paleta disponível e apresentará opções de esmaltes que se assemelhem ao pedido.

Bárbara viu o anúncio do evento apenas um dia antes, no site do Estadão. Quando chegou na apresentação (sexta-feira, dia 29), os projetos já haviam sido mostrados. Pedro Berti, organizador do evento, perguntou se alguém gostaria de apresentar mais uma proposta de última hora e Bárbara aproveitou a oportunidade. Resultado: foi a projeto mais votado, seguindo para a etapa final juntamente com outras quatro propostas.
 
A ideia do app já rondava Bárbara há tempos, não só pelas conversas com amigas, mas por olhar a pergunta “Que esmalte é esse?” com uma visão empreendedora, uma vez que o mercado de esmaltes tem apresentado um grande crescimento, juntamente com a fascinação feminina pela diversidade de opções, cores e marcas. “Já virou um mercado de semiluxo: você vê marcas como Chanel e Givenchy apostando nesse produto”, diz ela. “Apesar de fotos assim serem recorrentes no Instagram ou em postagens no Facebook, não há um portal que una tudo isso num feed só e há essa demanda: a necessidade de contemplar a vaidade feminina”.

No entanto, por ser arquiteta, ela não sabia como colocar a ideia em prática. Mas o BeMyApp foi a oportunidade para juntá-la a Marcello Dom, publicitário, Pedro Ferraz, administrador de empresas, e Renan Kosicki, desenvolvedor. O grupo se conheceu na sexta-feira e em 48 horas montou o aplicativo vencedor. Agora o grupo, que já tem o protótipo em iOS, dará continuidade ao projeto, buscando parcerias e investidores, além de competir pelo título internacional, que será decidido por votação aberta nesta segunda-feira, dia 2.

Outros projetos
O app We Nail It competiu na fase final com dois outros. O Be My Ride consiste em uma iniciativa para fomentar o uso de carona -  é possível pedir e oferecer carona com base em um determinado trecho ou horário. Apesar de já haver sites com essa proposta, o diferencial é a opção de conectar o app com o Facebook, fazendo com que o usuário escolha apenas interagir com os seus amigos ou com os amigos dos seus amigos.

O “Pixo”, baseado num documentário filmado por seu idealizador, quer viabilizar pixações online: será possível pixar qualquer lugar do mundo via Google Street View ou a partir de uma foto qualquer tirada pelo usuário e postar nas redes sociais.

Além desses três, que concluíram protótipos, houve ainda mais dois grupos que não competiram por não terem finalizado o projeto, mas apresentaram a ideia. Um é o “Feedback Machine”, que propõe uma forma de os consumidores darem um retorno às empresas por seus produtos e serviços com base em um questionário por elas elaborado. Pela participação, o usuário ganha pontos, que serão convertidos em alguma forma de benefício nos serviços prestados pela companhia. A outra ideia foi o Growp, que propôs uma forma de organização entre grupos nos quais os integrantes possam trocar mensagens e compartilhar um mesmo calendário.

O evento
A Bemyapp World Cup é uma competição que busca unir programadores, designers e interessados a partir de uma boa ideia a fim de colocá-la em prática na forma de um aplicativo. A proposta é ser uma plataforma de criação de startups focadas na mobilidade. O evento ocorreu de 29 de junho a 1º de julho no Hub São Paulo. O aplicativo We Nail it representará o Brasil na fase internacional da competição, com os aplicativos vencedores de Bélgica, Marrocos, Tunísia e Estados Unidos.

Acompanhe vídeo com Bárbara Vieira explicando a sua ideia de aplicativo

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo