ESTADÃO PME » » notícias

Empreendedorismo| 23 de agosto de 2014 | 6h 00

8 dicas para tímidos ou introvertidos se darem bem no mundo do empreendedorismo

Tem dificuldades para abordar desconhecidos? Veja o que fazer para não perder a chance de criar novos contatos

Estadão PME

Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Encontrar e conversar com outros empreendedores pode fazer maravilhas para a sua empresa, seja na forma de novos negócios, parcerias ou conselhos. Mas não é todo mundo que se sente à vontade para sair e abordar pessoas muitas vezes mais importantes que eles.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::

Para isso, a especialista em etiqueta e fundadora do Protocol School of Palm beach, Jacqueline Whitmore, deu ao site entrepreneur algumas dicas para você não passar o meeting inteiro sentado em uma cadeira, sozinho e ao largo do que acontece de mais importante.

1. Gerencie suas expectativas
Uma participação bem sucedida em um evento corporativo não se mede pelo número de pessoas com quem você conversou e trocou algumas piadas. Uma conversa de qualidade é melhor do que 20 conversas superficiais

2. Prepare-se
Planeje-se e tenha em mente algumas perguntas para quebrar o gelo. Perguntas abertas podem se transformar em conversas interessantes. A maioria das pessoas também gosta de falar sobre si mesmas, seus hobbies e seu trabalho. Questões como: "Há quanto tempo você é parte da empresa?" podem ajudá-lo.

3. Planeje o seu tempo
Quando você se dá um limite de tempo para realizar algumas tarefas, isso torna mais palpável o tamanho do comprometimento e deixa o exercício menos intimidador. Whitmore acredita que 20 minutos é tempo suficiente para você entrar no local, pegar sua credencial, uma bebida e interpelar uma nova pessoa. 

4. Peça para alguém o apresentar
Se você pretende conversar com alguma pessoa em particular, uma forma de tornar essa tarefa menos difícil é pedir para alguém o apresentar. Se você não conhece ninguém que o faça, uma dica é pedir ao organizador do evento. Quando alguém o introduz, você ganha mais consideração por parte da pessoa com quem quer conversar do que se aparecer do nada.

5. Seja um bom ouvinte
Introvertidos costumam ser ótimos ouvintes. Uma vez que muitas pessoas preferem falar a ouvir, você pode se destacar como alguém que valoriza o que os outros têm a dizer.

6. Compartilhe historias pessoais
Não dispare perguntas sem dizer nada sobre si mesmo. A conversa corre o risco de parecer um interrogatório. Contar algumas historias sobre si mesmo ajuda a conversa a fluir melhor.

7. Pratique
Se você se considera muito nervoso ou inseguro, é melhor começar com exercícios onde o risco é pequeno ou inexistente. Vá a algum evento em uma cidade próxima, experimente novas historias e formas de se introduzir. 

8. Um passo de cada vez
Faça do exercício um hábito e tente iniciar novas conversas todo dia, no trabalho ou em sua vida particular. Chame os colegas para um café, um almoço. Exercitando a sua abordagem, você vai se sentir cada vez mais seguro para para arriscar passos mais largos. 

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui