ESTADÃO PME » » notícias

Saúde| 11 de fevereiro de 2015 | 7h 13

7 maneiras para melhorar o desempenho profissional e não ficar com sono ao longo do dia

Site lista comportamentos que podem melhorar a qualidade das atividades do dia

Estadão PME

Os impactos de se dormir pouco vai muito além dos olhos vermelhos e das olheiras profundas. Não descansar o necessário pode induzir pessoas a cometerem acidentes, reduzir a capacidade cognitiva e os níveis de libido no organismo.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::


Por mais que estes efeitos sejam conhecidos, muitas pessoas os ignoram e continuam a colecionar comportamentos que pioram a qualidade do sono. Felizmente, com alguns ajustes na rotina diária, é possível melhorar os horários de sono e minimizar a carga de stress a qual o corpo é submetido todos os dias.

O site Entrepreneur, especializado em empreendedorismo, listou sete medidas que as pessoas interessadas em melhorar o sono podem seguir.

:: Confira sete passos para melhorar o sono ::


1. Não aperte o botão de "adiar alarme"

Por mais tentador que seja, não adie o grito do alarme. Pesquisas apontam que fazer isso torna o processo biológico de despertar do corpo ainda mais difícil.

2. Ajuste o local de trabalho


Tudo, do brilho da tela do computador, até a iluminação artificial do ambiente, pode impactar na qualidade do sono. O indicado é que a pessoa saia do local de trabalho e tome banhos de sol. Se possível, posicione a mesa próxima às janelas. Isso vai fazer com que a pessoa se sinta mais produtiva.

3. Seja um profissional do cochilo

Cochilos não são apenas para os bebês, os adultos precisam também. Hoje, um número de empresas vêem no ato de dormir no trabalho uma coisa que pode melhorar a produtividade dos funcionários. Mesmo que a empresa não ofereça esse tipo de regalia, procure desansar um pouco após o almoço. Apenas certifique-se de que o quarto é escuro, fresco e silencioso e que não passe de 20 minutos.

4. Domine o stress

Ansiedade, pensamentos negativos e um aumento da frequência cardíaca pode causar estragos em nossos padrões de sono, criando um ciclo vicioso que só nos deixam mais estressados. Para evitar que isso mine o seu sono, tente algumas técnicas calmantes antes de dormir, como respirar profundamente, ouvir música relaxante e meditar.

5. Não beba antes de dormir

Evite tomar bebidas alcoólicas e café antes de ir para a cama. Bebidas com cafeína, como café e alguns chás, podem perturbar o ciclo de sono natural do seu corpo, por isso é melhor evitá-los antes de dormir. O álcool, por seus efeitos sedativos, pode induzir a pessoa ao sono. No entanto, seu poder diurético pode fazer a pessoa ter de se levantar para ir ao banheiro várias vezes à noite.

6. Desligue os aparelhos eletrônicos

Os quartos devem ser lugares de paz, sono e repouso, não uma zona de zumbis respondendo e-mails. Pesquisadores do sono descobriram que o brilho emitido a partir das telas eletrônicas mexem com o relógio biológico do corpo, suprimindo a melatonina e, você adivinhou, nos manter acordados mais tempo.

7. Saiba de quanto sono você precisa


Isto é algo que varia de organismo para organismo, mas oito horas de sono a cada dia pode ser benéfico para adolescentes, adultos e idosos. 

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui